Qual a melhor rotina de cuidados para combater a acne hormonal?
A acne hormonal é um problema de pele que afeta muitas pessoas, especialmente durante períodos de alterações hormonais, como a adolescência, gravidez, menstruação ou menopausa. Ela ocorre devido ao aumento da produção de certas hormonas, que estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. Esse excesso de sebo obstrui os poros, levando à formação de comedões, borbulhas e lesões inflamatórias. E, apesar de ser mais associada à mulher, o desenvolvimento da acne hormonal no homem também é muito comum.
Sintomas da acne hormonal
Os sintomas da acne hormonal incluem o aparecimento de espinhas na região do queixo, mandíbula e ao redor da boca. Também podem existir lesões inflamadas, como pápulas e pústulas. É importante diferenciar a acne hormonal de outros tipos de acne , para que se possa realizar o tratamento adequado.
Tipos de acne hormonal
Existem diferentes tipos de acne hormonal, sendo os mais comuns:- Acne hormonal da adolescência: Ocorre durante a puberdade devido às alterações hormonais naturais, afetando principalmente o rosto, peito e aparecimento de borbulhas nas costas.
- Acne hormonal pré-menstrual: Ocorre em mulheres devido às flutuações hormonais que ocorrem no período pré-menstrual, resultando em erupções na área do queixo, maxilar e ao redor da boca.
- Acne hormonal relacionada à síndrome do ovário policístico (SOP): É uma condição hormonal em que há uma produção de níveis elevados de hormonas masculinas, levando ao aparecimento de acne no maxilar, pescoço e queixo.
- Acne hormonal durante a gravidez: Ocorre devido às mudanças hormonais durante a gestação, resultando em erupções na face, costas e peito.
- Acne hormonal relacionada ao stress: O stress pode desencadear alterações hormonais que aumentam a produção de óleo na pele, levando ao aparecimento de acne.
É importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e orientações de tratamento específicas para os diferentes tipos de acne hormonal.
Como tratar a acne hormonal?
Uma vez entendido o que é a acne hormonal, fica a questão “Como tratar a acne hormonal?”. Existem diversas opções de tratamento para a acne hormonal. O dermatologista poderá prescrever medicamentos tópicos contendo substâncias como ácido salicílico, que ajuda a reduzir a oleosidade da pele e desobstruir os poros. Além disso, o uso de retinóides tópicos, pode ajudar a regular a produção de sebo e estimular a renovação celular.