SPF
pontos-brancos-pontos-negros-banner

Visão geral

É provável que já te tenhas deparado com pelo menos um dos mais comuns tipos de borbulhas: pontos brancos e pontos negros. Estas formas de pele congestionada são muito similares e, frequentemente, são muito fáceis de identificar uma vez que os seus nomes descrevem o seu aspeto. No entanto, se estás a pensar em como podes ver-te livre dos pontos negros e brancos profundos, podes começar a sentir-te um pouco confuso. Muitas pessoas cedem à tentação de tocar na pele na esperança de purgar os poros, mas, frequentemente, isso só agrava a situação. Tocar na pele pode fazer com que as imperfeições fiquem mais dolorosas e mais proeminentes. Neste guia, falamos em pormenor de melhores opções para o tratamento dos pontos negros e dos pontos brancos.

Factos Sobre Pontos Brancos e Pontos Negros

  • Facto nº1: Embora os pontos brancos e pontos negros tenham aspetos diferentes, ambos são formados quando um poro fica obstruído.
  • Facto nº2: Excesso de oleosidade, células mortas da pele, bactérias e hormonas podem desempenhar um papel na formação dos pontos brancos e dos pontos negros. Stresse, opções de estilo de vida e alguns produtos de beleza também podem contribuir.
  • Facto nº3: Existem opções de venda livre e com receita médica que podem ajudar ao tratamento, incluindo produtos com ácido salicílico.
  • Facto nº4: Fazer algumas alterações à tua rotina de cuidado da pele pode ajudar a evitar os poros obstruídos.

Compreender os Pontos Brancos vs. Pontos Negros

Os pontos brancos e os pontos negros são incrivelmente comuns — tanto que, segundo a Cleveland Clinic, alguns investigadores sugerem que praticamente todas as pessoas são afetadas por estas imperfeições em algum momento das suas vidas.1,2 Curiosamente, ambos são formados da mesma maneira, uma obstrução dos poros. No entanto, o seu aspeto, os fatores contributivos e as opções de tratamento podem ser distintos.

O que são pontos brancos?

Um ponto branco é um tipo de imperfeição que se manifesta como uma protuberância na pele, também conhecida como comedão. Formam-se quando um poro fica obstruído por excesso de oleosidade e acumulação de células mortas da pele. Os pontos brancos são comedões fechados, o que significa “poro fechado”. Na verdade, é possível ver a obstrução do poro sob a pele, que se parece com uma protuberância branca - daí o seu nome. Embora se possam formar em qualquer parte da pele, surgem mais frequentemente no rosto (especialmente no nariz, queixo e testa), pescoço, costas, peito e braços.

O que são pontos negros?

Tal como os pontos brancos, os pontos negros são comedões e formam-se quando um poro está obstruído. No entanto, os pontos negros têm um aspeto muito diferente - quase como se tivesse sujidade presa dentro do poro. Isso acontece porque os pontos negros são comedões abertos, o que significa que o congestionamento fez com que a abertura do poro se dilatasse, expondo o conteúdo do poro ao ar. Uma reação química entre o ar e o conteúdo do poro faz com que este fique escuro, razão pela qual estas imperfeições são designadas por “pontos negros”. Os pontos negros também se podem formar em qualquer parte da pele, mas tendem a surgir no rosto, especialmente no nariz e no queixo, bem como no pescoço, costas e peito.

O que Causa os Pontos Brancos e os Pontos Negros?

Todas as borbulhas, incluindo os pontos negros e os pontos brancos, são, em última análise, causadas pela mesma coisa: congestionamento dos poros. Existe uma grande variedade de materiais que podem obstruir os poros e dar origem a pontos brancos e pontos negros e certos fatores também podem exacerbar estes surtos e agravá-los.

Causas comuns causes

  • Excesso de produção de oleosidade: As pessoas com pontos brancos, pontos negros e borbulhas tendem a ter uma pele que produz demasiada oleosidade, ou sebo. Quando o excesso de oleosidade se mistura com as células mortas da pele, os poros podem ficar obstruídos. Esses congestionamentos podem transformar-se em imperfeições, incluindo pontos brancos e pontos negros.
  • Células mortas da pele: Células mortas da pele: Tal como referido, a combinação de células mortas da pele com excesso de sebo pode congestionar os poros. Os dois misturam-se, criando uma substância que obstrui o poro.
  • Bactérias: Em alguns casos, as bactérias, especificamente a Propionibacterium acnes, podem contribuir para a formação de pontos negros e pontos brancos. Como os pontos brancos são comedões fechados, é mais fácil para as bactérias proliferarem, o que pode torná-los mais suscetíveis à inflamação.
  • Alterações hormonais: As flutuações dos níveis hormonais podem fazer com que a pele produza oleosidade em excesso, uma das principais causas de pontos negros e pontos brancos.

Fatores contributivos

  • Stresse: Quando os níveis de stresse aumentam, os poros podem ficar ainda mais obstruídos.
  • Fatores de estilo de vida: Segundo a American Academy of Dermatology (AAD), não dormir o suficiente pode contribuir para a formação de imperfeições.3
  • Cuidados com a pele, cabelo e produtos cosméticos: Vários produtos de beleza podem provocar o congestionamento dos poros. Por exemplo, as fórmulas de cuidado capilar, como o amaciador e as pomadas para penteados, podem desencadear a formação de pontos brancos. Os ingredientes dos produtos capilares, de maquilhagem e até de cuidados da pele podem ser comedogénicos, o que significa que podem obstruir os poros. É por isso que a utilização de fórmulas não comedogénicas é um aspeto tão importante para promover e manter uma pele mais limpa.

Como Tratar os Pontos Brancos e os Pontos Negros

Existem inúmeras formas simples e de venda livre para combater as erupções em casa, bem como opções com receita médica.

Não te esqueças de que, se estiveres a lidar com pontos brancos e pontos negros persistentes, a melhor forma de agir é consultar um dermatologista. Este poderá avaliar os problemas específicos da tua pele e criar um plano personalizado para tratar as tuas imperfeições.

De seguida, apresentamos algumas das diferentes formas de reduzir o aparecimento de pontos brancos e pontos negros. Mas, em primeiro lugar, há algo a não fazer: Nunca tentes remover pontos negros e pontos brancos em casa. Espremer as borbulhas pode aumentar o risco de cicatrizes.

Opções de venda livre

Em muitos casos, pode ajudar a tratar os pontos brancos e os pontos negros ao usar produtos que podes comprar na sua farmácia ou supermercado local. Certos ingredientes ativos podem ser especialmente úteis para cuidar da pele com tendência a imperfeições.

Cremes de limpeza e esfoliantes

Uma das formas mais eficazes de tratar os pontos brancos e pontos negros é combater o excesso de oleosidade e as células mortas da pele que normalmente provocam a sua formação. Naturalmente, os produtos de limpeza facial destinam-se a remover o excesso de oleosidade da pele, enquanto os esfoliantes removem as células mortas da pele. A combinação de ambos num só passo pode ser uma solução poderosa. Recomendamos CeraVe Acne Control Cleanser, que contém ácido salicílico, um ingrediente recomendado pela AAD para o controlo dos pontos brancos e pontos negros.4 A fórmula, que também contém argila de caolina, três ceramidas essenciais e niacinamida, ajuda a eliminar a acne, reduzir pontos negros e melhorar o aspeto dos poros.

Cremes e géis tópicos

Se pretenderes uma opção mais direcionada, procura um tratamento para manchas, em creme ou gel. Em vez de os utilizares em todo o rosto, estes produtos são aplicados apenas nas áreas onde se desenvolveram pontos brancos e pontos negros. No entanto, tem em atenção que algumas fórmulas desta categoria podem deixar a pele desnutrida. Recomendamos Gel Controlo de Imperfeições, que ajuda a limpar a acne sem secar a pele.

Dica CeraVe: Se os pontos brancos e pontos negros desaparecerem mas deixarem manchas escuras, podes utilizar um tipo diferente de fórmula específica para ajudar a reduzir o seu aspeto. Sérum Retinol Antimarcas ajuda a refinar e rejuvenescer a pele, reduzindo o aspeto de marcas pós-acne e poros visíveis.

Tratamentos com receita médica

Se os pontos negros e brancos não responderem aos produtos de venda livre, deves considerar consultar o teu dermatologista para obter uma opção com receita médica.

Retinoides

Para além dos produtos de retinol de venda livre, podes obter versões mais fortes junto do teu médico, como a tretinoína e a isotretinoína. Todos estes pertencem a uma classe de ingredientes conhecida como retinoides. Enquanto alguns retinoides são mais suaves, outros são extremamente potentes e só devem ser utilizados para tratar a acne grave. Consulta o teu dermatologista para saber se um retinoide com receita médica é adequado para ti.

Antibióticos

Em alguns casos, um profissional de saúde pode prescrever antibióticos para tratar pontos brancos, pontos negros e outras formas de acne. Dependendo da medicação específica prescrita, os antibióticos para pontos brancos e pontos negros podem ser aplicados por via tópica ou oral.

Tratamentos hormonais

Os contracetivos orais têm-se mostrado eficazes no tratamento de pontos negros, pontos brancos e outras imperfeições. De facto, existem algumas opções de contracetivos orais que foram aprovadas pela FDA para tratar imperfeições. No entanto, nem todas as pessoas devem utilizar contracetivos orais. Consulta o teu profissional de saúde para saber se um destes medicamentos é adequado para ti.

Dicas de Prevenção para Pontos Brancos e Pontos Negros

Se tens esperança de aprender a corrigir pontos negros e pontos brancos de forma permanente, infelizmente, não há garantias de que te possas livrar deles por completo. Dito isto, podes tomar medidas para ajudar a preveni-los e manter uma pele com um aspeto mais limpo

Rotina diária de cuidado da pele

Está na altura de iniciar uma rotina de cuidado da pele consistente e de a manter. Procura marcas em que os especialistas confiem e que ofereçam produtos que contenham ingredientes ativos conhecidos por fortalecer a pele. Todos os produtos CeraVe são desenvolvidos em conjunto com dermatologistas, utilizando ingredientes cuidadosamente selecionados e com base científica. Isto inclui a mistura exclusiva de ceramidas da CeraVe, um tipo de lípido que ocorre naturalmente na pele. Níveis baixos de ceramida têm estado associados a várias condições cutâneas, incluindo imperfeições e pele congestionada.

Embora as redes sociais possam fazer com que penses o contrário, a tua rotina de cuidados da pele não precisa de ser complicada para funcionar. Começa por utilizar um creme de limpeza, um hidratante e um protetor solar e, de seguida, adiciona quaisquer produtos de tratamento conforme necessário. Na verdade, podes combinar os teus passos de hidratação e de proteção solar num só, com um produto como CeraVe Loção Facial Hidratante SPF 30, usando um hidratante mais rico à noite para nutrir a pele enquanto dormes, como CeraVe Loção Facial Hidratante SPF 50.

Técnicas adequadas de limpeza da pele

Deixar excesso de oleosidade, células mortas e sujidade na superfície da pele pode contribuir para a obstrução dos poros. Isto torna a limpeza essencial, se desejas promover uma pele visivelmente mais limpa e com um aspeto mais uniforme. Experimenta CeraVe Gel Espuma de Limpeza, que limpa em profundidade e remove o excesso de oleosidade sem perturbar a barreira cutânea.

Para além de utilizares simplesmente um produto de limpeza, certifica-te de que limpas da forma correta. Deve ser delicada (sem esfregar ou friccionar com força) e utilizar água morna - a água quente pode secar a tua pele.

Ingredientes eficazes

Utilizar produtos com os ingredientes certos pode fazer toda a diferença. Um ingrediente eficaz que irá encontrar nas fórmulas de CeraVe é a niacinamida, uma forma de vitamina B. Pode ajudar a tratar os poros congestionados, uma vez que os estudos mostram que pode ajudar a equilibrar o excesso de oleosidade, que é uma das causas dos pontos negros e dos pontos brancos.5 Adicionalmente, a niacinamida pode ajudar a acalmar o aparecimento de vermelhidão (algo frequentemente associado à pele com tendência a imperfeições).

Importância dos produtos não comedogénicos

Recordas-te que “comedão” significa “poro obstruído”? Quando vês o rótulo “não comedogénico” num produto para a pele, isso significa que esse produto específico não obstrui os poros. Procurar produtos não comedogénicos pode ser benéfico para todos, mas especialmente para quem tem pele com tendência a imperfeições. Se não sabes bem por onde começar, todos os produtos para acne CeraVe são não comedogénicos.

    1. “Whiteheads: What They Are, Causes, Treatment & Prevention.” Cleveland Clinic, my.clevelandclinic.org/health/diseases/22039-whiteheads. Accessed 1 July 2024.
    2. “Blackheads: What They Look like, Treatment & Prevention.” Cleveland Clinic, my.clevelandclinic.org/health/diseases/22038-blackheads. Accessed 1 July 2024.
    3. “Acne: Who Gets and Causes.” American Academy of Dermatology, www.aad.org/public/diseases/acne/causes/acne-causes. Accessed 1 July 2024.
    4. “Adult Acne Treatment Dermatologists Recommend.” American Academy of Dermatology, www.aad.org/public/diseases/acne/diy/adult-acne-treatment. Accessed 1 July 2024.
    5. Draelos, Zoe Diana et al. “The effect of 2% niacinamide on facial sebum production.” Journal of cosmetic and laser therapy : official publication of the European Society for Laser Dermatology vol. 8,2 (2006): 96-101. doi:10.1080/14764170600717704