Ácido lático: quais são os seus benefícios para a pele?
O ácido lático é naturalmente produzido pelo corpo durante o exercício físico e contribui para a geração de energia no organismo humano. Além disso, as suas propriedades e benefícios ao nível da esfoliação e hidratação da pele tornaram este ácido um ingrediente poderoso para a indústria cosmética. Venha saber mais sobre o que é o ácido lático, as suas propriedades e os seus benefícios e usos para a pele.
O que é o ácido lático?
O ácido lático é um composto AHA (Alfa-hidroxiácidos) e que integra o NMF (Fator Natural de Hidratação). Deste modo, ele tem fundamentalmente duas caraterísticas que potenciam a saúde da derme: a esfoliação e a hidratação.
O ácido lático deriva da lactose (açúcar do leite), mas os avanços da biotecnologia permitiram que ele fosse igualmente retirado de fontes vegetais, incluindo da glicose, pela fermentação das uvas; da sacarose, a partir da cana de açúcar e também do amido. Assim, é possível encontrar este ácido, mesmo em produtos cosméticos vegan.
Para que serve o ácido lático?
O ácido lático tem, como já referimos, vários benefícios para o corpo humano. Uma visão abrangente sobre o ácido lático e para que serve incluiria questões não relacionadas com a saúde cutânea, incluindo a produção energética durante os treinos.
Polivalente e multifuncional, este ácido tem vários usos, devendo destacar-se o papel do ácido lático como hidratante, protetor e esfoliante para a pele. Por esta razão encontra-se em vários produtos para pele seca e acneica, das marcas mais conceituadas da cosmética mundial.
Propriedades do ácido lático na pele
A ação do ácido lático na pele torna-o um componente importante de vários produtos de tratamento cutâneo. Por um lado, pelo seu fator natural de hidratação, este ácido ajuda na retenção de água na pele, tendo uma forte ação de hidratação, o que garante a saúde, conforto e beleza da pele. Estimulando a produção de ceramidas, este ácido tem ainda a capacidade de proteção da pele, ajudando a manter a barreira que a protege de agressões externas.
Por se incluir no grupo dos AHA, ele tem também uma atuação como esfoliante químico, ideal para melhorar problemas cutâneos como o acne. Assim, mesmo sem os habituais grânulos que encontramos nos esfoliantes, ele contribui para reduzir a adesão entre as células superficiais, promovendo a remoção de células mortas e a renovação celular na região de aplicação, sem uma ação irritante.
Estas caraterísticas do ácido lático na pele são tão amplas e abrangentes que tornam o seu uso adequado em produtos para peles secas, mistas ou oleosas e de tendência acneica, sendo ainda muito útil para quem tem uma pele sensível.
Como aproveitar o ácido lático no rosto
Os usos cosméticos deste composto garantem que encontras o ingrediente em vários produtos. De facto, os cremes com ácido lático são muito procurados, não só para quem tem pele acneica, mas também para quem necessita de ácido lático rosto para promover a sua hidratação.
Com CeraVe encontra vários produtos para pele seca com este ingrediente, assim como produtos destinados à pele oleosa e com tendência para desenvolver acne. Destacaremos alguns produtos com ácido lático na composição.
Gel Controlo de Imperfeições para pele acneica
Se tens a pele acneica e se perguntas onde comprar o ácido lático, considera escolher um produto que ajude a controlar as imperfeições, mantendo-a simultaneamente hidratada. O Gel Controlo de Imperfeições CeraVe faz isto mesmo, ajudando a controlar as imperfeições sem o uso de álcool, para que a pele não fique desidratada e sem óleos que possam acentuar a oleosidade da pele.
Este produto tem três ceramidas essenciais e ainda uma tecnologia de hidratação MVE que liberta progressivamente os ingredientes ativos, incluindo o ácido lático e o ácido glicórico (dois agentes AHA). Da composição fazem ainda parte o ácido Salicílico e a niacinamida. O produto hidrata, cuida, combate as imperfeições, uniformiza e apazigua a pele, e facilita a renovação celular, melhorando o aspeto global da tez. Além disso, por ser não comedogénico, evita o entupimento dos poros.
Para potenciar os resultados, este gel deve ser aplicado na pele limpa e entre uma a três vezes por dia, adequando-se à aplicação noturna. Toda a área afetada deve ser coberta e, durante o dia, o seu uso deve ser feito a par com um protetor solar.
Creme Hidratante Antirrugosidades para pele seca
Se, por outro lado, contas com uma pele seca e áspera, CeraVe também tem uma opção com ácido lático para ti, com o seu Creme Hidratante Antirrugosidades, um produto hipoalergénico e não comodogénico.
Integrando a tecnologia de hidratação MVE e três ceramidas essenciais, este produto destina-se a pessoas com a pele seca e irregular. Da sua fórmula faz parte a ureia, o ácido salicílico, o LHA, o ácido hialurónico, a glicerina, a fitoesfingosina e o colesterol, fortes aliados da hidratação e esfoliação.
Assim, o produto promove uma pele hidratada, suave e mais lisa, ajudando ainda a criar uma ação de barreira protetora para a pele. O creme pode ser aplicado sempre que necessário, evitando a região do contorno ocular.
Em suma, o ácido lático na pele tem uma ação abrangente, permitindo a sua esfoliação química e hidratação. O seu uso ajuda a manter a pele saudável e hidratada, a combater imperfeições e a melhorar a acne. Assim, produtos para todos os tipos de pele utilizam este ácido na sua fórmula, para potenciar a saúde e beleza cutâneas.